+55 19. 3739-6200
Consultoria em Processos Indústriais

 Uma usina de biocombustível à base de algas marinhas será construída no Brasil no final de 2013. A primeira "fazenda de algas" será instalada em Pernambuco, em uma plantação de cana-de-açúcar que produz etanol.

 

O projeto vai custar US$ 9,8 milhões (aproximadamente R$ 20 milhões) e produzir anualmente 1,2 milhão de litros de diodiesel de algas.

 

A usina vai utilizar CO2 retirado das chaminés da indústria que processa a cana-de-açúcar e reduzindo as emissões do gás para o meio ambiente.

 

"O CO2 acelera o processo de fotossíntese das algas, que têm um forte componente oleoso que produz e gera o combustível", diz Rafael Bianchini, diretor da subsidiária brasileira da empresa austríaca SAT, que desenvolveu o projeto.

 

Ele diz que o objetivo é aproveitar a grande emissão de carbono desperdiçado na produção de etanol de cana e "transformar o CO2 das indústrias de um passivo em um ativo".

 

"Para cada litro de etanol produzido, é liberado um quilo de gás carbônico para o ambiente. Vamos aproveitar este CO2 por meio de um mecanismo para alimentar a nossa fazenda", diz. Serão usados 5% das emissões da usina de cana na primeira etapa do processo.

 

"Nossa missão é tentar chegar a zero carbono [capturar 100% da emissão de CO2]", disse ao jornal "O Globo" Carlos Beltrão, presidente do grupo JB, que comprou a primeira usina de algas.

 

Bianchini diz que o combustível de algas aguarda a autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

 

O Brasil é o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

 

No país, o biodiesel é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar e da soja. Em menor medida, é feito também com milho, palma, gordura animal e semente de linhaça.

 

Fonte: Folha de S. Paulo.


Rua José Paulino, 416 - sala 403 Centro
Campinas - SP / Brasil - CEP 13013-000
E-mail: contato@mixing.com.br

+55 19. 3739-6200
Redes Sociais:

    Facebook - Mixing Twitter - Mixing
 

®2010, Mixing. Todos os direitos reservados. Produzido por Dinamicsite